Erros comuns no SUP praticados por remadores iniciantes
Especial, SUP Dicas

Erros comuns no SUP praticados por remadores iniciantes

Por conta da crescente evolução e crescimento do esporte SUP, a cada dia nos deparamos com uma novidade. Isso é realmente fantástico e excitante, porém também abre brechas para grandes erros para os remadores iniciantes.

Abaixo listamos alguns erros mais comuns que presenciamos na escola e pelas águas por onde remamos….

 

Para remadores iniciantes

 

1. Remo ao contrário

Este é o primeiro erro do topo da lista. Muitos já fizeram e muitos farão!
Seja gentil em compartilhar o seu conhecimento e oriente o praticante a trocar a pá do remo na direção correta.

 

2. Quilhas ao contrário

Outra clássica!! Quilhas fixadas na prancha ao contrário.
Para os iniciantes a fixação correta das quilhas não é totalmente intuitiva. Faça uma pesquisa online ou simplesmente lembre-se de que a ponta da quilha deve estar apontada para a rabeta da prancha.

 

3. Cordinha de segurança

A cordinha de segurança além de manter a prancha sempre junto à você, também pode evitar acidentes e colisões, principalmente no mar, onde estamos vendo a maior concentração de novos Supistas.

 

4. Colete flutuador

Se os praticantes não usam cordinha de seguranca, que dirá o colete flutuador!

Para remadores iniciantes

 

Mas muita atenção você que é um remador Iniciante e ainda não domina a técnica de remada, não pratica atividade física regularmente e não sabe nadar.

O colete salva vidas!!!

5. Prancha amarrada no carro

Se você não está habituado em prender a sua prancha no rack do seu carro, peça ajuda para quem entende.
Você alguma vez já presenciou um SUP voando de um carro em movimento?

Não é uma visão bonita !! Tenha um sistema adequado de Rack para suportar um SUP. Leia as instruções e sempre seja cuidadoso com a segurança do seu equipamento.

 

6. Área de Surfistas / Banhistas / Remadores

Na área de prática dos esportes com prancha no mar existem algumas etiquetas que devem ser seguidas dentro da água. Antes de tudo, aprenda onde se posicionam surfistas e banhistas.

Nunca fique remando na área dos banhistas. Uma vez no outside (área fora da zona de arrebentação, onde quebram as ondas), compartilhe as ondas e entenda que remadores de SUP pegam as ondas muito mais fácil que os demais!

Não seja fominha! Se você é um remador iniciante afaste-se dos remadores e surfistas mais experientes até você estar apto para surfar respeitosamente com eles e não seja um remador em perigo.

 

7. Surfar em mar grande

Independentemente de você ser um remador iniciante ou acostumado com o surfe, concentre-se em pegar ondas pequenas no começo, de até 1 metro (3 pés).

Até mesmo os surfistas mais experientes reivindicam que novos remadores peguem suas primeiras ondas utilizando um SUP.

 

Avance um passo de cada vez e se você nunca esteve na água, nós recomendamos que você inicie suas primeiras experiências em água calmas.

8. Olhar para a prancha enquanto rema

Muitas pessoas tendem a olhar para a prancha enquanto remam. É uma situação natural a se fazer quando você está com o pé no mar. Contudo, você estará mais estável e hábil se você olhar para fora da prancha ou no mínimo a poucos pés na sua frente.

 

9. Ser atropelado pela prancha

Muitas pessoas tentam cair na prancha para se preparar ou pular à frente da parte dianteira da prancha quando sabem que estão prestes a cair. Isto é especialmente verdade quando estamos passando por cima das ondas.

Nunca caia à frente! Caia para os lados e fique atento para que a prancha ainda esteja descendo quando você estiver subindo para fora da água. Segurar o braço em cima da cabeça enquanto você está na arrebentação é uma ótima forma para ajudar a se proteger.

 

Créditos imagens: vspycc

Créditos matéria: SUPorte

Comentário

Comentário

About Dani Paiva

Profissional de Educação Física – CREF 09492-G/SP, Especialista em Surfe e Esportes praticados com Prancha, Personal Trainner e Sócia Proprietária na Empresa Suporte. Acessem: http://www.suporte.eco.br/

Related Posts