Prancha Stand Up Inflável ou Prancha Stand Up Rígida
Especial, Guia de Pranchas, Pranchas

Prancha Stand Up Inflável ou Prancha Stand Up Rígida?

Eis o tópico de discussão entre muitos adeptos do Stand Up Paddle, e um que muitos acham difícil de responder. Você provavelmente ouviu alguns falarem que apenas remam com uma prancha Stand Up rígida e outros que dizem que o Sup Inflável é a opção adequada.

Enfim, quem está certo? Bem, para simplificar, existe uma hora e um lugar para ambos os modelos. Esteja certo de uma coisa: você verá muitas pranchas de ambos os tipos por aí.

Escolhendo entre um SUP Inflável e uma prancha de Stand Up Paddle convencional se resume ao seguinte:

Algumas questões para escolher entre uma Prancha Stand Up Inflável ou Rígida

  1. Que tipo de praticante de SUP ou paddler, você é?
  2. Como você planeja transportar sua Prancha Stand Up?
  3. Onde você planeja armazenar seu SUP?
  4. Quanto você está disposto a gastar?
  5. O quão descuidado você é com seu equipamento?
  6. Para que você quer usar sua prancha?

Você precisa saber o que você quer fazer com sua prancha de Sup e quais objetivos pretende alcançar com ela. Para ser um remador de performance, competir em alto nível, em corridas de distância e competições como Battle of the Paddle, será muito difícil encontrar uma prancha que sirva para todas as competições.

É por isso que você vê os competidores profissionais com diversas pranchas na praia! Essas são geralmente leves com construção de fibra de carbono, tornando-as mais rígidas e responsivas.

Prancha Stand Up Inflável ou Prancha Stand Up Rígida

Prancha Stand Up Inflável ou Prancha Stand Up Rígida

Algumas Prancha Stand Up infláveis de fato competem com pranchas de fibra de vidro em velocidade, mas sofrem desvantagem ao competir no swell ou fora da praia pelo fato de entortarem um pouco.

Qualquer que seja a intensidade com a qual a prancha inflável entorta, haverá decréscimo na velocidade da prancha. Se você está competindo seriamente, sem dúvida você precisará de algumas pranchas na sua coleção.

Todavia, em eventos de água flat (sem perturbações) como lagos e represas, não existe razão pela qual você não verá um SUP inflável no pódio nesse ou nos próximos anos. Você é um remador (a maioria de nós!) que deseja remar todo final de semana ou o máximo que conseguir? Se sim, é no meio da decisão entre a prancha inflável e a rígida que você se encontra.

Você pode ter uma ou outra. Aliás, muitos tem ambas! O paddler de surf geralmente tem uma prancha rígida de performance e um SUP inflável para cruzar rios quando a água está calma. O competidor de Race tem suas pranchas de carbono para a corrida ou fazer uns quilômetros no rio, mas não quer seus filhos e/ou seu cachorro pulando na sua prancha de race e é por isso que você pode ter uma Stand Up Paddle  inflável para usar junto com a família.

Se você acha que vai entrar sério no SUP (confira nosso artigo de Como Iniciar no Stand Up Paddle), mas tem que decidir qual prancha adquirir, a melhor coisa a fazer é um test drive com pranchas alugadas ou em escolas de SUP. Você vai ter uma noção do feeling de cada uma delas e poderá tomar uma decisão.

Está curtindo nossas dicas? Conheça nosso tutorial completo para iniciar no Stand Up Paddle

Como você planeja transportar seu SUP?

Transportar uma Prancha Stand Up inflável é definitivamente mais fácil que uma prancha “normal”. Você não precisa ter um rack no carro e nem uma van.  Apenas desinfle, empacote na sua mochila e coloque-a na mala do carro.

Se você quer remar fora do país ou em viagens longas, com transporte aéreo e terrestre, um SUP inflável funcionará muito bem. Sem preocupações se sua prancha vai voltar do voo do jeito que você a despachou! Sem preocupação com tarifas de excesso de bagagem também. Despache-a como bagagem comum e pronto. Além disso, com sua prancha em uma mochila para seu refúgio secreto de SUP, fica muito mais fácil andar com ela do que com uma prancha rígida.

Contudo, se você é sortudo o bastante para viver perto da água ou já possui um carro com rack ou van, uma prancha de Stand Up Paddle rígida não é problema (apenas não se esqueça de prendê-la bem ao rack!!)

 

Como você planeja armazenar seu SUP?

Armazenagem de pranchas é uma questão importante e muitas vezes o fator decisivo entre uma Sup Inflável e uma SUP rígida. Idealmente você deve tentar armazenar sua prancha em um lugar fresco e seco. Com uma prancha rígida isso significa que você precisa de uma garagem ou cabana (a menos que você queira uma prancha no meio da sua sala!). Todavia um SUP inflável pode ser armazenado praticamente em qualquer lugar, até no seu guarda-roupa!

Seu espaço de armazenagem é um problema para você, então a decisão está tomada:Prancha Stand Up inflável ou nenhum SUP!

 

Quanto você está disposto a gastar?

Esse pode ser o fator mais influente na hora de comprar uma Prancha de Stand Up Paddle. Quanto você quer gastar? Você vai descobrir que um SUP inflável custará menos que um SUP rigído (surf, hibrido ou race) de tamanho equivalente.

Você também descobrirá que a maioria das pranchas inflável da mesma idade terão um preço similar. Isso provavelmente acontece por que estão todos mais ou menos no mesmo estado de conservação. Pranchas infláveis são difíceis de desgastar e tem uma boa aparência até dois ou três anos de uso frequente.

O mercado de segunda mão de pranchas rígidas é mais estabelecido e por isso você terá mais escolhas. Todavia o preço das rígidas pode variar drasticamente até mesmo entre pranchas idênticas, pelos variados estados de conservação que cada prancha pode apresentar.

 

O quão descuidado você é com seu equipamento?

Se você quer remar em corredeiras ou é descuidado ao ponto de talvez atropelar sua prancha no estacionamento, o SUP inflável foi feito para você! Na questão de durabilidade a prancha inflável ganha de longe.

A maior parte do dano causado à prancha ocorre no transporte. Se você é cuidadoso com seu equipamento e não planeja brigar muito com ele, escolha uma prancha rígida. Se vai levar a família, o cachorro ou deslizar em águas pedregosas… escolha um inflável.

 

Resumindo sua escolha de Prancha Stand Up

Existem muitos prós e contras em cada um dos tipos de prancha. No fim das contas a maioria dos paddlers adorará possuir ambas. É tudo uma questão da que te serve melhor. Então escolhe logo e pratique SUP! Quem já rema: fale pra gente qual seu equipamento e os porquês de tê-lo escolhido!

Comentário

Comentário

About Renato Chaves

A Paddles nasce sobre influencia do estilo de vida e cultura do remo, do povo havaiano e de todo movimento que cerca esse universo. Stand Up Paddle, Va'a, Surfski, Canoagem e todos os esportes de remo traduzidos através de uma nova marca. A Paddles é o novo Mundo Sup. Criamos um portal que vende estilo de vida e cultura através do remo, mas também podemos ser uma marca de esportes de remo que oferece conteúdo. Você escolhe. Consuma tudo o que Paddles oferece, estilo de vida e cultura.

Related Posts