Prancha de Stand Up Paddle e os diferentes tipos
Especial, Guia de Pranchas, Pranchas

Prancha de Stand Up Paddle e os diferentes tipos

Hoje existem muitos modelos de Prancha de Stand Up Paddle. O recente ganho em popularidade da prática do esporte resultou no surgimento de muitas modalidades. Consequentemente em modelos diferentes de Prancha de SUP .

Existem muitas marcas disponíveis no mercado e abaixo estão exemplos de diferentes tipos de pranchas. Claro que existem novos modelos e muitos profissionais testando novas tecnologias.

Nossa ideia aqui é trazer um primeiro contato para quem busca sua primeira prancha de SUP.

O que você verá a seguir

  • Quais os modelos de Prancha de Stand Up Paddle
  • Sup Race
  • Sup para travessias
  • Sup Hibrida
  • Sup Wave

Então vamos ao que interessa …

Prancha de Stand Up Paddle Race

Prancha de Stand Up Paddle RaceEssa é a vertente do SUP que cresce mais rapidamente, com novas provas e eventos sendo organizados por todo o país.

Se você tem uma veia competitiva essa é provavelmente a melhor opção de prancha para você.

Corridas vão de sprints curtos de 1000m até longas distâncias que ultrapassam 20km.

Essas pranchas de stand up foram desenvolvidas com o corpo mais longo e estreito. Isso permite que ela tenha mais deslizamento pela superfície da água.

Existem duas principais categorias de race, sup – 12’6” (ainda mais popular) e 14’> A largura média de uma prancha stand up paddle race fica entre 24” e 29”.

Isso pode variar de acordo com a experiência do supista e/ou fabricante. Alguns atletas da elite já chegaram em medidas ainda menores de meio, algo perto de 22″.

Essas pranchas são rápidas e ágeis por causa da sua construção extremamente leve (normalmente de fibra de carbono).

Essa construção as torna as mais caras pranchas de stand up paddle do mercado e podem significar toda a diferença entre um primeiro ou um segundo lugar.

No Brasil é possível encontrar importadores e facilmente (mas com um custo um pouco elevado) ter uma Starboard, SIC e outras pranchas mundialmente conhecidas.

DICA: As Race nacionais chegaram e hoje competem em igualdade com as pranchas importadas. Entre os Top 10 da elite do Sup Race Nacional temos pelo menos 3 marcas nacionais.

Prancha Stand Up Race não são apenas para atletas experientes, você pode participar de provas menores e evoluir para as longas com o passar do tempo.

Treinar para uma prova de race pode ser um grande desafio mental e físico. Acompanhe sempre notícias, artigos, tutoriais e vídeos aqui no Mundo Sup.

 

LINKS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NO SUP

 

Prancha Cruising (para distância, águas tranquilas)

Talvez a mais adotada prática de SUP ao redor do mundo, uma vez que pode ser feito em qualquer lugar onde há águas calmas, desde que você já tenha certa experiância.

Lagos, canais, represas e baías são bons exemplos de locais. Cruzar águas calmas é a melhor forma de se iniciar na prática do Stand Up Paddle.

DICA: Entretanto, não é necessário parar por aí… Explore lugares com amigos, tente pescar da sua prancha, combine isso com uma tarde de snorkel e aproxime-se da natureza.

Comprimento médio 11’ – 14’ Largura média 28” – 32” Essas pranchas são desenvolvidas para serem fáceis de remar em todas as condições climáticas e com capacidade de deslizamento suficiente para longas distâncias.

Sendo ligeiramente mais larga e tendo mais volume, permite que elas suportem o peso de malas vazias e equipamento adicional.

Essas pranchas são geralmente feitas de um composto de fibra de vidro, uma vez que durabilidade é mais importante que peso, diferente das pranchas de Race.

 

Prancha de Stand Up Hibrida / Prancha de Uso Geral (versátil)

Uma ótima pedida para uso em todas as vertentes do esporte e para toda a família aproveitar. Comprimento médio 10’ – 12’6” Largura média 30” – 34”, essas pranchas foram feitas para remadas mais tranquilas.

Por outro lado e dependendo do tamanho e largura, você terá facilidade em pegar as primeiras ondas.

Tente praticar yoga na prancha, coloque seu cachorro ou cesta de piquenique na dianteira da prancha de sup e divirta-se com sua família na praia: crianças podem se divertir tanto pulando na água de uma Prancha de Stand Up Paddle, quanto remando em conjunto, seja sentado ou em pé!

Esses modelos de SUP geralmente são feitas de um composto de fibra de vidro.

 

Prancha de SUP para River / Sup Inflável / White Water (corredeiras)

Essa é provavelmente a modalidade de SUP mais nova na prática do SUP e talvez a mais radical. Uma atividade que causa picos de adrenalina ao se remar rios e corredeiras.

Experiência no esporte e equipamentos de segurança especiais são necessários e obrigatórios. Além disso, não é para os fracos de coração ou aqueles que acabaram de aprender a remar.

Muitos praticantes do caiaque estão experimentando essa modalidade hoje em dia e já existem provas que geralmente são direcionadas para os atletas da elite.

Comprimento médio 10″ e largura média 30” – 35” Dica: pranchas de stand up paddle inflável são ótimas para essa prática uma vez que elas são virtualmente indestrutíveis.

 

Stand Up Surf

Atleta Jonas Letieri de Sup Surf no Chile

Atleta Jonas Letieri de Sup Surf no Chile

Pode ser praticado e curtido por qualquer um, independente de saber surfar ou não.

SUP Surf não é apenas para iniciantes e para pegar ondas pequenas.

Você pode pegar ondas de qualquer tamanho em uma prancha de sup e supistas experientes podem impressionar.

Ao contrário do que se acredita, nenhuma onda é grande demais ou pequena demais para ser pega em um Sup.

Quer começar a surfar de Stand Up Paddle? Quando se pratica Sup Surf você já está em pé então não precisa se preocupar com a dificuldade de se levantar.

Você pode se concentrar em apenas pegar a onda!

Quanto maior a prancha, mais estável e logo mais fácil será para os iniciantes.

Muitos surfistas experientes também foram convertidos ao SUP por causa da possibilidade de pegar mais ondas, principalmente quando o swell está pequeno.

De outra maneira, você estaria sofrendo para pegar onda em uma prancha de surf convencional.

Ao ficar em pé na sua prancha você também tem uma visão melhor das ondas que estão para vir e logo pode pegar as melhores.

ATENÇÃO: Ter o privilégio por estar em pé e facilidade no posicionamento, não significa nada quando se está na água, ou seja, respeito pelos locais e esperar a sua onda sempre estará em primeiro lugar.

Continuando … ter um remo aumenta sua velocidade de remada, a capacidade de manobras rápidas e possibilita um posicionamento ideal para pegar mais ondas.

Comprimento médio 7’ – 10’5”
Largura média 28” – 32”

Prancha de Stand Up Paddle Surf são feitas em todos os tamanhos e formatos para combinarem com a habilidade e peso do atleta.

Quanto menor a prancha, mais manobrável ela será na onda mas também mais instável. É importante escolher o tamanho certo da sua prancha de sup surf dependendo da sua capacidade de surfar e remar.

Essas pranchas de sup podem ser feitas de fibra de vidro, carbono e agora novas composições. Um SUP Inflável também podem ser boas para surfar e uma ótima opção para quem acabou de aprender a remar.

 

Acompanhe as notícias do Sup, Va’a, Surfski, C1 e mais esportes de remo

Acompanhe sempre notícias, artigos, tutoriais e vídeos em nosso site.

Não esqueça de passar por nossa seção de Classificados Sup agora que você manja dos diferentes tipos de equipamento.

Ache o modelo certo e bora para a água!

USE PADDLES

Uma marca para remadores e apaixonados por esportes de remo!

Comentário

Comentário

About Renato Chaves

A Paddles nasce sobre influencia do estilo de vida e cultura do remo, do povo havaiano e de todo movimento que cerca esse universo. Stand Up Paddle, Va'a, Surfski, Canoagem e todos os esportes de remo traduzidos através de uma nova marca. A Paddles é o novo Mundo Sup. Criamos um portal que vende estilo de vida e cultura através do remo, mas também podemos ser uma marca de esportes de remo que oferece conteúdo. Você escolhe. Consuma tudo o que Paddles oferece, estilo de vida e cultura.

Related Posts