Como iniciar no Stand Up Paddle
Especial, História do SUP, SUP Dicas

Como iniciar no Stand Up Paddle – Tutorial completo

Stand Up Paddle (SUP) fornece uma maneira legal e relaxante de se divertir na água. Com pouco equipamento você pode remar no mar, em lagos e rios.

O SUP é um exercício para todo o corpo e por isso tornou-se uma atividade de cross-training (treino misto) e também um dos esportes que mais cresce no mundo.

Além disso, uma vez que você pratica o esporte em pé em uma prancha, é possível aproveitar vistas únicas, indo desde animais marinhos até um horizonte fantástico e inesquecível.

Esse artigo lista os equipamentos básicos para a prática do SUP e técnicas para que você possa começar. Também incluímos links para outras importantes matérias aqui na PADDLES, é consumir tudo isso e colocar a pá na água.

Lembrando que bons profissionais e escolas de SUP especializadas fazem parte dessa iniciação. O Brasil conta com uma lista de atletas de ponta e ter contato com eles fará toda diferença na sua remada.

Vamos ao que interessa …

 

Esse artigo é completo e naturalmente bem extenso. Para ajuda-lo separamos por tópicos e clicando nos links abaixo vocês pode ir direto ao ponto:

 

Equipamento para SUP

Boa notícia: você só precisa de alguns equipamentos-chave para aproveitar o esporte.

  1. Prancha de Stand Up Paddle: Esse é o investimento mais significativo. Tamanhos variam dependendo do peso e experiência do remador. Leia mais sobre Prancha de Stand Up Paddle e os diferentes tipos
  2. Remo: Para começar escolha um remo que tenha de 15cm à 20cm a mais de altura que você (importante: alguns fabricantes recomendam que essa diferença seja de 20 a 25cm). Com o tempo e com uma boa técnica desenvolvida, você saberá qual o melhor tamanho e poderá cortar no tamanho certo e sem medo de errar. Leia Dicas sobre remo de Stand Up Paddle.
  3. Equipamento de flutuação individual: Alguns lugares classificam SUP como embarcações, então nesses casos é importante sempre usar um colete caso esteja em águas navegáveis e fiscalizadas. Existe uma grande discussão sobre isso. Mesmo remadores com pouca experiência geralmente não usam, mas isso é uma escolha de cada praticante. Quando sair para remar sozinho ou se tiver pouca experiência é aconselhável o uso.
  4. Roupas apropriadas: Para climas frios onde a hipotermia é causa de preocupação, use uma roupa de neoprene. Em climas mais quentes, use bermudas e uma camiseta ou roupas de banho – algo que ofereça mobilidade e que permaneça prático mesmo molhado;
  5. Filtro solar: use protetor e óculos de sol para remadas de lazer. Durante competição (mesmo que amadoras) carregar muitos acessórios pode tirar sua concentração.

 

Técnicas para iniciantes no SUP

Transportando sua prancha até a água

A maioria das pranchas de SUP tem uma alça fixa. Apenas apoie a prancha e use sua alça (situada no meio da prancha). Mantendo a prancha embaixo do braço, carregue-a com sua outra mão. Para distâncias maiores ou se sua prancha não possui alça, carregue o equipamento sobre a cabeça. Veja como:

  1. Ponha a prancha de SUP de pé, com o tail (rabeta) para baixo e o deck (onde se pisa) de frente para você;
  2. Apoie-a no chão de maneira que fique fácil de pegar;
  3. Segure os lados da prancha com as duas mãos;
  4. Ande para baixo dela de modo que sua cabeça fique a meio caminho das extremidades, no centro da prancha;
  5. Fique ereto com a prancha acima da cabeça, ainda segurando pelas extremidades;
  6. Abaixe-se para pegar seu remo e assim ir para a água.

Subindo na prancha

Quando você é novo no esporte, é melhor começar em águas calmas que são livres de obstáculos como barcos e boias. No começo, é possível que você ache mais fácil ficar de joelhos na prancha em vez de ficar em pé. Aqui estão os passos para você começar:

  1. Ficando de pé ao lado da prancha em águas rasas, coloque seu remo atravessado em cima da prancha, com a pá na água;
  2. Segure a prancha pelas bordas. Uma das mãos pode segurar o remo;
  3. Suba na prancha e fique inicialmente de joelho, um pouquinho atrás do centro da prancha;
  4. Dessa posição de joelhos, tenha uma noção do ponto de equilíbrio da prancha. O nose (ponta da prancha) não deve ficar para cima e o tail da prancha (parte de trás) não deve ficar submersa.
  5. Mantenha suas mãos em ambos os lados para estabilizar a prancha; Quando você estiver pronto, fique em pé na prancha aos poucos. Coloque seus pés onde os joelhos estavam. Você também pode contar com um amigo para estabilizar a prancha enquanto você pega a manha de ficar em pé nela.

 

Está gostando desse artigo? Temos mais algumas dicas para você:

Continuando ….

Técnicas na água

Postura do remador para manter seu equilíbrio enquanto você está em pé na prancha.

  1. Seus pés devem estar paralelos. Não fique em pé nas bordas;
  2. Seus dedões dos pés devem estar apontados para frente, joelhos flexionados e suas costas eretas;
  3. Mantenha o equilíbrio com os quadris, não com a parte de cima do corpo;
  4. Mantenha sua cabeça e ombros rígidos e eretos, projete seu peso movendo o quadril;
  5. Seu olhar deve ser focado no horizonte, evite olhar para seus pés;
  6. Assim como andar de bicicleta, quando seu impulso para frente aumenta, sua estabilidade aumenta também. Quando você estiver confortável com o balanço da prancha em águas calmas, é hora de fazer um trajeto maior, onde a diversão realmente começa.

Alguns apontamentos sobre a técnica básica de remar

  1. Se você estiver remando a sua direita, sua mão direita deve estar mais abaixo no remo e a sua mão esquerda no topo do remo;
  2. Mantenha seus braços eretos. Você tem mais força nos músculos abdominais do que nos seus braços;
  3. Aplique a força para baixo se apoiando na extremidade do remo;
  4. Empurre a pá do remo inteira embaixo d’água, puxe-a até o seu tornozelo e daí então, para fora da água;
  5. De início, mantenha suas remadas curtas e próximas da prancha, não há necessidade de empregar mais força que o necessário;
  6. Um pequeno esforço no início da remada te manterá seguindo em frente;
  7. Para avançar em uma linha reta, reme quatro ou cinco vezes de um lado para então mudar para outro;
  8. Ao mudar de lado, altere a posição das mãos.

Fazendo curvas com o SUP

Existem muitas maneiras de virar a prancha facilmente.

  1. Simplesmente remar de um lado até que o “nariz da prancha” se vire para a direção que você quer ir. Quer ir para a direita? Reme a sua esquerda. Quer ir para esquerda? Reme a sua direita;
  2. Um jeito mais rápido de virar ou reverter a direção é simplesmente segurar o remo atrás da prancha, dentro d’água, em qualquer um dos lados;
  3. Com uma longa remada do início até o fim da prancha;

 

Outras dicas sobre Stand Up Paddle

  1. Dar um passo para trás ou olhar por cima de seu ombro na direção da sua virada também ajuda na hora de fazer uma conversão;
  2. Outra virada que funciona bem, especialmente no surf, é remar no seu lado dominante (pé esquerdo na frente, remo a direita). Flexione bem os joelhos e coloque mais peso no seu pé traseiro. Isso permite que a prancha vire rapidamente.

 

Quando cair

Stand up Paddle é relativamente fácil de aprender, mas espere cair enquanto está aprendendo. Dicas para estes momentos inevitáveis:

  1. Mire para o lado de modo que caia na água e não na prancha. Cair na prancha é mais suscetível a causar acidentes;
  2. Se você se separar da sua prancha e seu remo, vá até a prancha primeiro e reme com as mãos para recuperar o remo.

 

Erros comuns de iniciantes

Estes erros são fáceis de serem cometidos quando se está começando. Tente evitá-los e você se divertirá mais:

  1. Postura corcunda. Mantenha sua coluna ereta, ombros nivelados;
  2. Olhar para os pés em vez do horizonte;
  3. Ter as duas mãos na haste do remo. Sua mão de apoio deve ficar no topo do remo, na manopla;
  4. Ficar com joelhos retos. É mais fácil balancear com joelhos flexionados.

Quer saber mais sobre os possíveis erros? Leia Erros comuns no SUP praticados por remadores iniciantes

Próximos passos no Stand Up Paddle

Assim que você dominar o básico, praticamente não existem limites do que você pode explorar com sua prancha. Brinque nas ondas e no mar, faça viradas e aprenda novas formas de remar.

 

Antes de agradecer sua leitura, queremos apresentar as Modalidades do Stand Up

A ideia é remar em pé, mas dentro do SUP existem algumas modalidades. Com o passar do tempo você será fanático por alguma delas, competirá e dedicará seus treinos para evoluir cada vez mais.

Aqui estamos apresentando as mais conhecidas e um link para matérias e conteúdos que criamos sobre cada uma

  • Sup Race: Modalidade de provas de resistência e/ou distância. Clique para conhecer mais sobre o Sup Race
  • Sup Surf: Modalidade do Stand Up Paddle onde além de remar você irá surfar com sua prancha de Stand Up. Clique e conheça mais sobre essa modalidade, também conhecida como Sup Wave
  • Sup Downwind: O mesmo conceito do Sup Race, mas agora remando na mesma direção do vento, fazendo conexões com as ondulações. Aqui é preciso ter muita habilidade. Mais sobre o Sup Downwind aqui.
  • Sup Fish: Simplesmente é o  ato de remar, se divertir e pescar. Sim, pescar com a ajuda de uma prancha de Stand Up. Conheça mais sobre a modalidade Sup Fish.
  • Sup Polo: Outra maneira de remar e garantir a diversão. Essa é uma opção muito legal para curtir com a criançada. Conheça mais sobre o SUP Polo.

Você vai se descobrir querendo uma prancha mais estreita e manobrável conforme fica mais experiente. Terminou de ler? Vá se divertir no seu SUP!

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