Como escolher uma prancha de SUP?
Especial, Guia de Pranchas

Como escolher uma prancha de SUP?

Como escolher uma prancha de SUP com tantos modelos e detalhes que, as vezes, não sabemos nem ao certo qual o significado da terminologia utilizada.

Decidimos que seria útil explicar brevemente certos termos para esclarecer e ajudar na escolha de sua prancha de SUP. Confira abaixo uma lista de alguns dos termos comumente usados em descrições de produtos de SUP e artigos:

All Arounders / Em todo lugar

Pranchas all around em inglês “em todo lugar”. Estas pranchas podem ser utilizadas em praticamente todos os ambientes favoráveis para a prática de SUP. Isso inclui ondas e águas calmas. Elas são normalmente mais longas (10 ‘- 12’), mais largas (29 “- 36”), mais grossas, mais estáveis e adequadas para iniciantes. Estas pranchas são as melhores para remar mais perto da costa e para lazer. No entanto, dentro desta categoria, existem pranchas que são mais adequadas para outras necessidades de iniciantes, seja ela, fitness, surf ou até mesmo para iniciantes com certa habilidade.

Bottom of the Board

O formato do fundo (ou casco) da prancha de SUP é importante. Você verá que as pranchas de fundo plano são bastante estáveis e fáceis de encontrar o seu equilíbrio. No entanto, para realização de manobras ou performance em provas de race, fundo com concave por exemplo, fará total diferença.

Deck

Refere-se à superfície macia (geralmente espuma ou borracha) usado na prancha que proporciona tração, controle de pé e conforto. Eles também são um excelente recurso para famílias e entusiastas de sup ioga. Muitas pranchas na categoria all-arounder apresentam deck macios. É um componente importante. Acredite, para um dia longo de SUP, você vai apreciar a suavidade que um bom deck pode fornecer em seus pés.

Quilhas

São usadas nas pranchas stand up para manter a direção na água. O tracking é essencial para remar com mais eficiência. Certas pranchas ficam mais fáceis de remar simplesmente incluindo uma única quilha de comprimento especificado; as quilhas mais longas geralmente proporcionam bom tracking e estabilidade. Outras pranchas, incluindo as híbridas têm quilhas duplas, triplas ou quilhas fixas.

Alças SUP

A maioria das pranchas de SUP incluem alças ergonômicas para facilitar o transporte.  Isto pode parecer um detalhe pequeno, mas na verdade é um detalhe muito importante. Uma prancha de SUP pode ser complicada e difícil de transportar sem essas alças.

Híbridos

SUP híbridos combinam as características de um caiaque e Stand Up Paddle. A maioria dos híbridos incluem opções de armazenamento e redes para segurar/guardar itens para remadas mais longas. Eles também podem incluir encostos dos bancos e apoios para os pés (como em um caiaque), bem como os suportes de remos e ou outros acessórios. Como a descrição indica, estas pranchas oferecem a opção de sentar-se ao remar, assim como o espaço extra. Alguns híbridos são especializados para determinadas atividades, ou seja, a pesca, atividades de águas agitadas e etc.

SUP Inflável

SUPs infláveis estão se tornando uma opção muito popular. Esses modelos se destacam pela facilidade de armazenamento e transporte. As pranchas de SUP infláveis são geralmente feitas com material durável. Estas pranchas são feitas para suportar elevados pesos. Você vai encontrar SUP inflável usado para yoga, pesca, turismo e para família em geral como uso recreativo.

Rocker

O rocker de uma prancha de SUP refere-se à curvatura da prancha do nose (nariz/ponta) ao tail (rabeta/cauda) (ponta-a-ponta). Um perfil rocker faz com que seja mais fácil para virar e manobrar a bordo.

Rabeta

Refere-se para a parte traseira da prancha. A rabeta mais angular permite mais precisão nas curvas.

 

Pronto para o Sup?

 

 

 

Comentário

Comentário

About Nathalia Oliveira

Marketing and advertising professional. Like I always say: for any question, love is the answer. Peace, health, freedom and love I wish you. Aloha! :)